Riscos do amoníaco
-Ingestão: Perigoso. Os sintomas incluem náusea e vómitos, causando danos aos lábios, boca e esófago. Causa dores muito intensas com intolerância gástrica e estado de choque.
-Inalação: Os vapores são extremamente irritantes e corrosivos. Causa espirros, tosse e dispneia. Provoca lacrimejo podendo causar conjutivites.
-Pele: Soluções concentradas podem produzir queimaduras severas e necroses.
-Olhos: Pode causar danos permanentes, inclusive em quantidades pequenas.
Regras de segurança:
Usar bata, óculos e luvas;
Os cabelos devem estar presos;
Evitar contacto com a pele, olhos e orgãos respiratórios;
Não usar aneis no laboratório;
Não pipetar com a boca;
Manter o produto químico afastado das chamas.
O que fazer em caso de.. Em caso de acidente, quando há inalação deve-se fazer reanimação; lavar os olhos atingidos com água corrente; lavar o corpo e retirar a roupa em caso de contacto, devem ser os primeiros-socorros. O socorrista deve utilizar luvas, óculos e máscara, para não correr o risco de sofrer perigos desnecessários. Inalação Retire a vítima da área contaminada, leve-a para uma zona arejada e administre oxigénio se possível. Se a vítima parar de respirar faça respiração boca a boca. No entanto, tenha cuidado, pois a respiração boca a boca pode provocar uma queimadura química na pessoa que está a tentar socorrer. Deve-se manter a vítima quente e em repouso assim como chamar um médico ou encaminhar para o hospital mais próximo.
Contacto com a pele Retire rapidamente as roupas e calçados contaminados e lave imediatamente e abundantemente as partes afectadas com água, durante pelo menos 15 minutos. Não esfregue o local. Peça assistência médica.
Ingestão Nunca dê nada pela boca a pessoas inconscientes ou em estado convulsivo. O acidentado consciente deve ingerir água ou leite. Não induza o vómito. Se os vómitos ocorrerem espontaneamente a vítima deverá ser deitada de lado para prevenir a