Riscos biologicos
Os riscos Biológicos que podem ser capitulados como doençãs do trabalho, portanto classificados como acidentes do trabalho, desde que estabelecido o respectivo nexo casual, incluem infecções agudas e crônicas.
Na odontologia o consultório é um local própicio à propagação de agentes biológicos patógenos causadores de infecção, assim considerado um ambiente de risco.
Com a concentração ou intensidade de tempo de esposição, são capazes de causar danos a saúde do trabalhador.
Os riscos biológicos é um dos mais frequentes destes profissionais e a infecção cruzada o risco mais negligenciado na prática da odontologia8,9.
Estando sempre exposto no dia a dia a acidentes com matériais biológicos devido aos procedimentos realizados na prática clínica 23.
As vezes com falta de atenção ou mesmo despreparo dos profissionais em relação ao uso de precauções.
Muitas vezes os pascientes não sabem de sua condição positiva para doenças, ou as vezes omitem, é fundamental tratar: HBV ( virus da heaptite B), HIV ( viris da imunodeficiencia humana ) e outros patógenos8,9.
Hepatite B e a AIDS. são as doenças mais preoculpantes para o Cirurgião Dentista, mais ainda tem outras doenças como tuberculose e pneumonia, que também pode ser transmitida durante o atendimento 9.
O risco de exposição é conhecido desde a decada de 1930, mas se tem poucas medidas, visando a evitar transmissão.
Com aparecimento da AIDS, o temos do contato com o HIV acabou sendo o motivo pra que se tomasse os devidos cuidados no controle da infecção na prática da Odontologia.
Sendo um dos riscos ocupacionais biológicos do cirurgião dentista mais conhecido é o virus causador da hepatite B (HBV). Ele sobrevive em pequenas quantidades de sangue seco em temperatura ambiente por mais de uma semana.
Conclusão:
Os ocupacionais mais referidos na literatura são relacionados a agentes físicos ( ruídos, iluminação, e radiação), químicos ( por exposição a produtos químicos em geral e mercúrio),