RISCOS BIOLOGICOS
DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE ESTÉTICA FACIALTANTO CLIENTES COMO PROFISSIONAIS ESTÃO EM CONSTANTE EXPOSIÇÃO AOS RISCOS BIOLÓGICOS, PORTANTO SÃO NECESSÁRIAS A ADOÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS.
A EXPOSIÇÃO A MICRO- ORGANISMOS (BACTÉRIAS, FUNGOS,LEVEDURS E PARASITAS), DENOMI-SE RISCOS BIOLÓGICOS, QUE É O CONTATO DO PROFISSIONAL COM AGENTES BIOLÓGICOS DURANTE A SUA ROTINA DE TRABALHO. A TRANSMIÇÃO DESSES AGENTES PODE OCORRER DE MANEIRA DIRETA OU INDIRETA, SENDO A MANEIRA DIRETA AQUELA RESULTANTE DO CONTATO FÍSICO ENTRE TRANSMISSOR E RECEPTOR POR VIA CUTÂNEA OU SECREÇÕES, JA A MANEIRA INDIRETA, É ATRAVÉS INSTRUMENTOS CONTAMINADOS OU PELA INFECÇÃO CRUZADA (TRANSFERÊNCIA DE MICRO- ORGANISMOS DE UMA PESSOA OU OBJETO PARA OUTRA, RESULTANDO EM UMA INFECÇÃO).
ACRESCENTA-SE AINDA, QUE ALGUMAS DOENÇAS PODEM SER TRANSMITIDAS NA CABINE DE ESTÉTICA FACIAL, ATRAVÉS DE MANUSEIOS INCORRETO DE MATERIAIS PERFUROCORTANTES OU PELO MANUSEIO DE MATERIAS CONTAMINADOS C OM SECREÇÕES, SANGUE, ATRAVES DE EXSUDADOS PROVENIENTES DA EXTRAÇÃO DE ACNE OU POR MEIO DE CONTATO COM A PELE NÃO INTEGRA ,OU AINDA POR MUCOSAS (OCULAR, BUCAL, NASAL), (PERIOTO,2008; RAMOS 2009).
DENTRO DESSES RACIOCÍNIO, O PROFISSIONAL DA ESTÉTICA QUE REALIZA TRATAMENTOS FACIAIS ESTÁ EM CONSTANTE EXPOSIÇÃO A MATERIAS BIOLÓGICOS, FICANDO EM CONTATO DIRETO COM A PELE , POR FORÇA DISSO, AS DOENÇAS QUE PODEM SER FACILMENTE C ONTRAÍDAS SÃO A SINDROME DA IMODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (HIV-AIDS), HEPATITE B, HEPATITE C, HERPES, MICOSE BEM COMO A PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS.
EM VISTA DISSO, É QUE ARTIGOS DE ESTÉTICA FACIAL C OMO AGULHAS, PINCÈIS, ESPÀTULAS, TOALHAS, ENTRE OUTRAS, PODM SRVIR DE COLONIZAÇÃO EDESSEMINAÇÃO DE DOENÇASSE NÃO SOFREREM PROCESSOS DE LIMPEZA,DESINFECCÃO OU ESTERILIZAÇÃO ADEQUADOS.