construcao de relacionamentos 1
publicado em 17/02/2014
Assistindo ao vídeo de Zygmunt Bauman (http://www.youtube.com/watch?v=LcHTeDNIarU) disponível noYoutube, em que ele discute laços humanos e as amizades em redes, eu me deparei com uma questão jábastante relevante, que é a construção de relacionamentos no ambiente de trabalho, ou nas redes sociais.
Bauman, afirma que os laços criados no real, no face a face, exigem uma forma de compromisso que implicaem promessas para o amanhã, ou seja, implica em “contratos” firmados onde os dois que se relacionamassumem responsabilidades. Pode ser a simples responsabilidade de ser fiel a um amigo, ou umaresponsabilidade mais entrelaçada como a que se exige em casamentos oficiais, o certo é que seestabelece uma relação contornada de expectativas.
A associação que Bauman estabelece entre o fazer amigos no real e o fazer amigos nas redes sociais é a mesma oposição entre comunidade e rede. Comunidade diz respeito a algo a qual um indivíduo pertence porque nasceu nela, ou escolheu participar de seus princípios e condutas. Já uma rede estabelece uma série de conexões que podem ser acessadas ou desconectadas com muita facilidade, isto significa que o compromisso é bastante frágil nesse ambiente.
Afinal o que essas ideias têm de interessante para a gestão de carreira?
O que desponta como significativo para todo e qualquer profissional atualmente é que a criação de redes de contatos, networking, é uma forma de construção de conhecimento, pois que sempre há trocas nessas relações. Entretanto, também é uma maneira de se manter atualizado sobre o mercado e estar mais preparado para novos desafios, agilizando inclusive possibilidades de recolocações em outros empregos.
Isto significa, que realmente não há necessidade de se firmar compromissos ou relacionamentos mais duradouros com seu network, visto que seus relacionamentos íntimos,