Riscos atividade bancaria
O sistema bancário é cada vez mais importante para a economia de um país, pois o crescimento de uma nação é fortemente apoiado na expansão do crédito e dos serviços bancários. Esse setor também vem ficando cada vez mais competitivo, uma vez que é muito rentável. Sendo assim, torna-se essencial ter o controle dos riscos operacionais e dos níveis de inadimplência para se manter forte no mercado bancário do Brasil.
Riscos da atividade bancária
Os principais riscos da atividade bancária são os riscos de crédito, mercado e liquidez. Estes três riscos também estão presentes no mercado financeiro como um todo. Contudo, para os bancos é muito importante ter um sistema operacional de ponta para que sejam evitadas fraudes, roubos ou falhas processuais, pois estes fatores acabam acarretando prejuízos financeiros e de imagem para as instituições. Outro ponto que deve ser prioritariamente estudado na atividade bancária é a concessão de crédito aos clientes, sendo essencial manter um carteira com baixo risco de inadimplência.
Indicador que reflita a integração dos riscos bancários
Dois indicadores tornam-se essenciais para o controle dos riscos bancários: Controle de inadimplência e controle de riscos operacionais.
Solução para a utilização dos riscos de instituição bancária
A instituição financeira pode criar uma ferramenta a ser utilizada por cada funcionário do banco mensurando os principais riscos inerentes (operacional e crédito) em determinada operação. Dessa forma pode-se controlar melhor a responsabilidade por eventuais prejuízos causados a instituição, sejam eles financeiros ou mesmo de imagem. Essa ferramenta também pode ser utilizada para mensurar o que o funcionário da para a empresa.
Conclusão
A função de um banco é correr riscos. O gestores das instituições financeiras devem buscar a mitigação dos riscos inerentes as atividades bancárias mitigando ao máximo os mesmos. Isso pode ser feito com investimento em tecnologia bancária e nos funcionários