Risco maquinas agricolas
Máquinas Agrícolas
-------------------------------------------------
Riscos Mecânicos Comuns
Todas as máquinas possuem pontos e zonas perigosas às quais estão associados determinados riscos. Os pontos que se seguem descrevem algumas destas situações, evidenciando as tarefas ou as máquinas utilizadas que mais expõem os trabalhadores.
Pontos de Enrolamento
Estão associados aos componentes giratórios de uma máquina: veios, eixos rotativos, moinhos e ancinhos das ceifeiras–debulhadoras e das máquinas de colheita de forragens, entre outros.
Risco: Arrastamento e Enrolamento
Situações comuns nas quais os trabalhadores estão expostos: arrastamento de um fio de uma peça de vestuário ou de uma parte rasgada, aberta ou larga (ex.: manga), agarramento e enrolamento de cabelos compridos nas peças giratórias, apoio do trabalhador numa peça rotativa que leva ao arrastamento do vestuário.
Zonas de Esmagamento
Surgem quando dois objectos se dirigem um para o outro ou quando só um deles vai de encontro a um outro que se encontra parado.
Risco: Entalamento, esmagamento
Situações comuns nas quais os trabalhadores estão expostos: engate de um tractor a uma máquina qualquer, fecho brusco da porta do tractor quando o passageiro se encontra sobre o estribo na abertura da porta da cabina, trabalho sob um objecto mal escorado (ex.: intervenção sob uma máquina onde o macaco está mal colocado).
Zonas de Cisalhamento e Cortantes
Zonas de cisalhamento: São criadas por partes mecânicas que passam próximas umas das outras e que podem cortar objectos que se encontram entre elas. Nas máquinas agrícolas existem pontos de cisalhamento ao nível dos êmbolos das enfardadeiras de média pressão, dos tambores das colhedoras de forragens e nas gadanheiras de barra de corte.
Zona cortante: é criada por um objecto que se desloca com rapidez ou que se apoia com força (ex.: faca, foice, gadanha, lâminas de uma gadanheira rotativa).
Risco: