Risco Ergonomicos
Doença: Tendinite
É a inflamação do tendão (estrutura branca, brilhante, de grande resistência a cargas e que liga o músculo ao osso) que pode ter como causa movimentos repetitivos, excesso de força, posições viciosas ou variações anatômicas do tendão. São comumente diagnosticadas no ombro, cotovelo, extensores dos punhos, joelho e calcanhar, onde, inicialmente, diagnosticam-se sintomas de um processo inflamatório comum (dor, calor, vermelhidão e inchaço), causando incômodo e diminuindo ou interrompendo as atividades físicas.
Caracterização do Ambiente:
Escritórios – mesas e cadeiras impropria s para o local de trabalho, quem opera com computadores, teclados e mouse com mal posicionamento.
Causas da Doença:
As causas das Tendinites propriamente ditas são variadas, e podem estar associadas à presença de muitas condições ou doenças, incluindo:
Esforço físico intenso ou repetido;
Traumas mecânicos
Infecções
Doenças reumatologias
Doenças do sistema imunológico
Distúrbios metabólicos
Iatrogênicas
Processos degenerativos das articulações
Neuropatias que induzam alterações musculares
Sintomas da Doença: Os sintomas mais comuns, que requerem a procura por um médico, são cansaço excessivo, desconforto após a jornada de trabalho, inchaço, formigamento dos pés e das mãos, sensação de choque nas mãos, dor nas mãos e perda dos movimentos das mãos.
Profilaxia:
- A cada hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se. Se possível, faça exercícios de alongamento. Pausas durante a realização das tarefas permite um alívio dos músculos mais ativos.
- Beba água regularmente ao longo do dia. Uma boa opção é sempre ter uma garrafinha perto do seu local de trabalho.
- Tenha postura adequada: ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas na cadeira.
- As cadeiras devem ter altura para que sejam sempre mantidas as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão.
- Mantenha um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira. A