Risco Ambiental x Seguros
O mundo contemporâneo está passando por um processo de grandes mudanças, e essas voltam-se para o meio ambiente, haja vista que grande parte da degeneração seja provocada pelo homem.
O seguro Ambiental tem a finalidade de amparar danos ambientais tanto de natureza súbita ou gradual reparando perdas e danos sofridos pelo próprio segurado e por terceiros. Sabemos da hipótese de acontecer um dano ambiental, mesmo não sendo praticado por um ato premeditado. Caso o risco concretize-se surge torna-se evidente na instituição da responsabilidade objetiva pelo dano ambiental e na reparação integral dos danos ao meio ambiente.
O tema escolhido pelo grupo tem como intuito abordar temáticas da atualidade, como sustentabilidade e danos ambientais, voltado para a área de riscos relacionados a seguros, destacamos o seguro ambiental a fim de conscientizar seguradora e segurado de suas responsabilidades no contexto.
Utilizaremos a metodologia de pesquisa bibliográfica e quantitativa por meio de questionários aplicados a seguradora e a um segurado, com propósito de mensurar a tomada de decisões e procedimentos de ambas as partes.
Meio Ambiente
A definição do Meio Ambiente pode ser simples e ao mesmo tempo complexa, pois trata-se de algo que compõe-se de todas coisas vivas e não-vivas presentes ou decorrentes em nosso planeta. Conforme a resolução CONAMA 306:2002: “Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
Desde o início, o espaço ocupado pela humanidade está a todo o momento sofrendo alterações relacionadas ou impostas pelo próprio homem para a organização de sua vida em sociedade, produzindo bens e serviços destinados a garantir a sobrevivência de sua espécie e atender as necessidades da vida em grupo. Entretanto, tais alterações podem ser danosas ao meio quando não administradas