Rios.
COMO SE FORMAM OS RIOS?
Os rios nascem normalmente próximo às montanhas ou morros onde aágua da chuva que penetra no solo encontra rochas no subsolo e ficamaprisionadas. Acabam por escorrer entre as rochas até conseguir brotarno solo, formando fontes de água. São as nascentes. A maioria dos riosbrasileiros são formados desse modo.Fontes de água também podem brotar do chão por força da águaaprisionada nos lençóis d'água subterrâneos.No início, é apenas um filete de água. Logo vai se juntando a outros filetespara formar um córrego, um riacho e, finalmente, um rio.Os rios correm procurando sempre regiões mais baixas e terminam numlago ou no mar.Rios também podem nascer das águas resultantes do degelo. É o queacontece com o Rio Amazonas que nasce na cordilheira dos Andes.
Cursos de Água e Rios
Os rios apresentam diferentes características geomorfológicas. O seu curso pode ser geralmente dividido em dois níveis, rio superiore e rio inferior, ou alto e baixo rio.
Alto Rio
A porção mais a montante do sistema fluvial inclui a cabeceira do rio e os riachos de baixa ordem nas zonas altas. A bacia do alto rio é geralmente caracterizada por gradientes e pela erosão que carrega os sedimentos rio abaixo. Os cursos de água a montante são caudalosos, apresentam um declive relativamente grande e muitas vezes incluem corredeiras e quedas de água. Estes cursos de água geralmente não têm grandes planícies de inundação, embora parte das margens e terras circundantes possam ficar molhadas durante os períodos de corrente alta.
Baixo Rio
O trecho baixo de um sistema fluvial (estendendo-se até à foz) geralmente revela um leito mais largo e um menor declive - a paisagem é geralmente plana. Na porção média do rio, há um equilíbrio entre a erosão e a deposição de sedimentos. Mais a jusante, no rio inferior, ocorre principalmente deposição, embora erosão localizada e redistribuição de sedimentos possam também ocorrer. O leito principal do rio