Rios,lagos e mares, construções associadas
2. RIOS, LAGOS E MARES.
Recebe o nome de rio, de acordo com Moreira (2009, p. 55), todo curso de água corrente de um local mais alto (nascente) para um mais baixo (foz, que pode ser o mar, um lago, um pântano), sobre a superfície da terra, que pode ser permanente ou não, isto é, o rio pode ser perene, quando há sempre água fluindo em seu leito, ou seja, não seca durante o ano, ou intermitente (ou temporários), que durante a época de chuva (ou "cheias"), geralmente no inverno, apresenta bastante água em seu curso e durante a estiagem (ou período das "secas"), normalmente no verão, desaparece temporariamente.
Lago são depressões naturais ou não, na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água. Essa água pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou de curso de água, como rios e até mesmo de geleiras que desaguem nessa depressão. A quantidade de água que um lago contém depende do clima regional. As dimensões dos lagos são muito variáveis, desde alguns metros até várias centenas de quilómetros (CASTRO, 2013).
Denomina-se mar, conforme Moreira (2009, p. 60) a uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos que não tem