Historia de Fayol
Fayol e Frederick Taylor foram, sem dúvida alguma, os maiores doutrinadores das Teorias Clássicas da Administração. Essa Teoria, na realidade, identifica como as organizações são estruturadas. Na clássica teoria, o autor revelou que existe uma ligação entre estratégia e teoria empresarial e, nesse sentido, é imprescindível que haja o aprofundamento da gestão e o líder deve aprender a cultivar as qualidades necessárias. Henri Fayol também defendeu que era possível aplicar os princípios da teoria em qualquer tipo de empresa, ou seja, comercial, industrial, religiosa ou governamental.
O autor francês, em seus estudos e pesquisas, destacou que a empresa é como uma organização que deve iniciar com uma estratégia, um plano e que, para isso, o administrador deve definir os seus objetivos para poder praticar o seu plano de administração. O líder é aquele que atua de forma firme, controlando, definindo, mantendo a ordem da sua organização.
Princípios da administração
Fayol dizia que a administração é diferente das outras funções e, por isso, criou 14 princípios que devem ser aplicados a gestão e são de imensa necessidade para o gestor:
1.Unidade de direção
2.Unidade de comando;
3.Disciplina;
4.Autoridade e responsabilidade;
5.Divisão do Trabalho
6.Subordinação dos interesses individuais aos da organização;
7.Remuneração do pessoal (justa e garantida);
8.Centralização (da autoridade no nível superior);
9.Ordem
10.Cadeia
11.Equidade;
12.Estabilidade do pessoal;
13.Iniciativa;
14.Espírito de equipe.
Funções do administrador
Continuando a sua Teoria sobre a Administração, Henry Fayol ainda destacou quais devem ser as responsabilidades do gestor, ou melhor, quais as funções:
O pai da Teoria da Administração definiu que são cinco as funções:
•Prever e planejar (prévoir – nessa função, o administrador deve fazer uma previsão das possíveis situações de sua empresa)
•Organizar (organiser – o gestor é responsável pelo organismo