Sistemas sedimentares
São ambientes onde os sedimentos se acumulam em depressões (bacias sedimentares continentais e oceânicas). Cada ambiente sedimentar (fluvial, glacial, eólico e marinho raso e profundo) tem características físicas, químicas e biológicas e produtos sedimentares típicos.
Um ambiente sedimentar pode ser um local de erosão (perda de massa) ou deposição. Chama-se ambiente erosivo aos ambientes onde reinam os processos erosivos ao passo que os ambientes deposicionais são locais onde os processos de deposição são mais importantes. * Ambientes continentais: fluvial, lacustre, deserto e glacial. * Ambientes transicionais: deltaico, estuarino, lagunar, planície de maré e praia. * Ambientes marinhos: plataforma continental, recife, talude continental, sopé continental e assoalho oceânico.
Ambientes de sedimentação continental
Ambiente desértico
Deserto ‚ uma área onde a taxa de evaporação potencial excede a taxa de precipitação pluviométrica e o vento ‚ o agente geológico mais importante nos processos de erosão e sedimentação. Apesar disto, não se deve esperar exclusivamente depósitos eólicos, pois localmente existem depósitos subaquosos formados por rios efêmeros e lagos de deserto (sebkhas) associados aos sedimentos tipicamente eólicos.
Nestes ambientes predomina o intemperismo físico das rochas envolvendo processos de fraturamento e exfoliação das rochas.
Depósitos de areias e arenitos com estratificações cruzadas bem desenvolvidas e de fortes ângulos de mergulho (de 30 a 34 graus), apresentando localmente camadas horizontais, são característicos de sedimentação em ambiente desértico. Os grãos de quartzo de areias e arenitos eólicos caracterizam-se pelo brilho fosco e cor avermelhada.
Regiões do deserto: a) Deserto rochoso (Hamada)
Superfície rochosa exposta pela ação do vento
b) Deserto Pedregoso (Reg)
Fragmentos heterogêneos de rochas
c) Erg
d) Oasis
E ainda Sabkha e Wadi.
Transporte Eólico
A erosão