Rio Subaé
O rio Subaé nasce em Feira de Santana, as margens da Avenida Deputado Luis Eduardo Magalhães inicia a BR 324, sentido Feira-Salvador e dá nome a vários lugares na cidade, como o bairro Subaé, percorre cidades como São Gonçalo dos campos, e se dirige para Santo Amaro da Purificação e São Francisco do Conde, desaguando na Bahia de Todos os Santos. Ao longo dos anos vem sofrendo com uma série de agressões, entre elas desmatamento, invasões, despejos de efluentes e ate escavações É um rio de grande importância histórica para o Recôncavo Baiano e que possui uma importância marcante para a cidade de Santo Amaro.
O rio subaé agoniza a ação humana tem se multiplicado e a degradação do rio já e visível, tendo como característica principal o crescimento desordenado de construções e grandes empreendimentos, o rio é vizinho do centro Industrial Subaé,que teve a sua implantação na década de 70 do século passado.o rio desde de então vem sendo agredido pelo homem pois o lixo que é produzido na Industria é jogado na água sem nenhum tipo de tratamento causando sérios estragos ambientais fazendo com que o rio tenha á aparência de um esgoto.Não bastando atualmente as residências avançaram sobre a área Industrial,ai dobrou a concentração de lixo e o desmatamento desordenado tem aumentando, a poluição prejudicando a vazão do rio,o que provoca enchentes quando chove forte.
Com o crescimento desordenado da cidade os impactos ambientais têm trazido severos danos no rio. A conseqüência da falta de infra- estrutura urbana e saneamento básico deficiente principalmente na área urbana de feira de Santana e no distrito de Humildes, Partes dos dejetos dos sanitários químicos utilizados na micareta de Feira de Santana foram jogados na bacia do rio subaé é um dos motivos apontados como responsáveis pelo nível de poluição no baixo curso do rio.
O rio Subaé passa pela área urbana e já entra na zona rural muito sujo e com forte mau cheiro estar em situação drástica pede