rio grande do sul
Rio Grande do Sul é um município brasileiro localizado no sul do estado do Rio Grande do Sul. Sua população é de aproximadamente 11.164.043 habitantes, sua área é de 281.730,223 Km2, possuindo 497 municípios, tendo densidade demográfica de 37,96 hab/km2.
Os gaúchos usam roupas de origem indígena (poncho, lenço, PILCHA e faixa), europeia (camisa, chapéu, guaiaca e bota, além das vestimentas femininas para as mulheres) e turca (bombacha), todas adaptadas ao pampa com o passar do tempo. Menos de 50 % da população gaúcha usa as vestimentas tradicionais, pois é uma cultura essencialmente campeira. A bombacha é muito utilizada nas regiões da campanha, pampa e dos campos de cima da serra. Nas cidades se vê alguns gaúchos pilchados, em sua maioria integrantes de grupos tradicionalistas ou separatistas, ou simples amantes da cultura original de seu estado. Nas aulas das universidades sul-rio-grandenses não falta o chimarrão. Os gaúchos que saem a morar em outros estados do Brasil ou no exterior tendem a realçar seu "gauchismo".
Os principais pratos típicos do Rio Grande do Sul foram influenciados pelos italianos e alemães. Os principais são: polenta, galeto, carnes defumadas, linguiças, pães, bolos, dentre outros. Entretanto, o prato mais conhecido é o famoso churrasco gaúcho que é feito com detalhes que acrescentam na cultura gaúcha. A culinária gaúcha sofreu influências de espanhóis, portugueses e índios.
Outro prato característico do estado é o arroz carreteiro, feito com carne de charque e começou a ser consumido nas carreatas feitas pelos gaúchos pelos pampas a fim de conhecer partes do Rio Grande do Sul ainda sem habitantes. Apesar das carreatas não ocorrerem mais, o prato ainda é muito consumido na região e no país.
Chimarrão: Um dos símbolos dos gaúchos, o chimarrão é consumido pelas pessoas diariamente em diversos lugares. É o chá da ervas mate quente que é colocado na cuia. Ela é dividida entre amigos e familiares. O consumo dessa erva