rio do cabelo
A cidade de João Pessoa passa hoje por um processo de urbanização acelerado, fato que acontece em várias cidades do nosso país, o progresso é válido e necessário, porém, existem pontos negativos para o meio ambiente.
“A “bacia hidrográfica do Rio Cabelo está situada no município de João Pessoa – PB, entre as coordenadas 7º 08’ 53” e 7º 11’ 02” de latitude Sul e 34º 47’ 18” e 34º 50’ 34” de longitude Oeste. Seu trajeto inclui os bairros de Mangabeira (nascente), Mangabeira VII, Cidade Verde, Distrito Industrial de Mangabeira, Quadramares, Portal do Sol, Seixas e Penha (onde deságua).
Atualmente as constantes agressões cometidas pelos seres humanos ao Meio Ambiente, como desflorestamentos, queimadas, poluição, bem como a destruição por completo da fauna e flora estão tendo reflexos negativos. O uso de maneira errônea e agressiva dos recursos naturais reflete também nos recursos hídricos.
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e com a exploração dessas áreas para a urbanização, se faz necessário o uso sustentável desses recursos, pois há o risco de colocar em ameaça a qualidade ambiental presente, uma vez que já passam por problemas diversos.
1. OBJETIVOS
1.1 OBJETIVOS GERAIS
O presente trabalho busca desenvolver uma análise crítica sobre o meio ambiente no qual está inserido.
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer os aspectos ambientais da região onde reside ou atua.
• Identificar problemas ambientais e suas conseqüências.
• Buscar e propor soluções para os problemas ambientais identificados.
2. MÉTODOS
2.1 Áreas de Trabalho
O Rio Cabelo é o principal rio da micro bacia, é um rio perene e limita-se ao Sul com a bacia do Aratu, ao Norte com a ponta do Seixas, a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste alcança no alto curso áreas do Conjunto Mangabeira e Cidade Verde. Seu cumprimento é de 6,02km e uma largura aproximada de 4 metros na foz, no estuário da Penha. Possui