rio de janeiro
Sua capital e maior cidade é a cidade homônima, a segunda cidade mais populosa do Brasil. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flumen, literalmente "rio"). Carioca é o gentílico da cidade do Rio de Janeiro.
Segundo dados do Censo 2010, o Rio de Janeiro é o terceiro estado mais populoso do Brasil. Os municípios mais populosos são: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti,Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Itaboraí, Macaé, Mesquita, Cabo Frio, Nova Friburgo, Barra Mansa e Angra dos Reis; todos estes com populações acima de 150 mil habitantes.
Muitas cidades destacam-se devido à forte vocação turística, tanto pela história dos períodos colonial e imperial quanto pelo ecoturismo de praias, montanhas e complexos lagunares. São elas: Araruama, Angra dos Reis, Armação dos Búzios,Arraial do Cabo, Cabo Frio, Itatiaia, Macaé, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Rio das Ostras, Resende, Saquarema,Teresópolis e Valença.
O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. Oclima varia de tropical a subtropical. Há ocorrência de geadas, nos meses de inverno, em