Qúimica
Assunto
Metodologia
1°
Estados
Físicos da matéria A idéia é usar parafina e provocar mudanças de estado: de sólido para líquido, de líquido para o sólido e de líquido para gasoso. Primeiramente aquece se um pedaço parafina, que é sólido, até Que ocorra a mudança para o seu estado líquido. Depois se deixa o líquido esfriar até que ele volte a ser sólido. Posteriormente aquece a parafina sólida até que haja a sua mudança para o estado líquido e, em seguida, gasoso.
1°
Propriedades da matéria
Exemplo de 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão que possuem pesos iguais, por possuírem volumes diferentes, e como todos nós sabemos, a massa seria os dois elementos, pois a massa é a matéria que o corpo possui.
1°
Propriedades específicas da matéria
*Físicas:
Cor: Materiais diferentes possuem cores diferentes, como um arame e um carvão.
Dureza: Resistência que a superfície oferece exemplo de um prego, sendo martelado em qualquer superfície.
Brilho: É a propriedade que faz com que os corpos reflitam a luz de modo diferente. Exemplo o vidro.
Maleabilidade: Propriedade que permite à matéria ser moldada. Existem materiais maleáveis e não maleáveis. Exemplo o papel de alumínio.
Ductilidade: Propriedade que permite transformar materiais em fios. Um exemplo é o cobre, usado em forma de fios em instalações elétricas e o ferro na fabricação de arames.
Magnetismo: Algumas substâncias têm a propriedade de serem atraídas por ímãs, como o ferro.
Mudanças de estado físico da matéria
*Fusão: Representa a passagem do estado sólido para o estado líquido. A temperatura na qual ocorre recebe o nome de Ponto de Fusão. Por exemplo, o derretimento de um cubo de gelo.
*Vaporização: Representa a passagem do estado líquido para o estado gasoso. A temperatura na qual ocorre recebe o nome de Ponto de Ebulição. Uma vaporização pode ocorrer de três modos distintos:
*Calefação: Passagem do estado líquido para o gasoso de modo