RIO CHEONGGYECHEON
ARQUITETURA E URBANISMO
BRUNA AGOSTINI
ISABELA PRADO ALBERTI
KATIA MORETTO
PAULA KIST
SIDNARA HIRT
INTERVENÇÃO URBANA EM SEUL, COREIA DO SUL
CASCAVEL
2014
BRUNA AGOSTINI
ISABELA PRADO ALBERTI
KATIA MORETTO
PAULA KIST
SIDNARA HIRT
INTERVENÇÃO URBANA EM SEUL, COREIA DO SUL
Trabalho na disciplina de Planejamento Urbano, no 2º bimestre, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Paranaense – UNIPAR, sob orientação das professoras Debora Camargo e Regiane de Castro.
CASCAVEL
2014
INTRODUÇÃO
Com o objetivo de compreender e aprimorar a qualidade de vida nas cidades, os estudos urbanos vêm sendo focados em dois aspectos: o conflito entre urbanização e ambiente natural e as desigualdades no acesso às oportunidades urbanas. Estes problemas tipicamente urbanos vêm se agravando à medida que a população e a área urbana se expandem.
Entende-se que além do crescimento populacional as cidades vêm expandindo seu território. Com o crescimento da população urbana, cresce a demanda por habitação, a qual aliada à especulação imobiliária, depreciação dos estoques construídos e a criação de novos bairros resulta em expansão do território urbano e, consequentemente, na redução das áreas naturais.
A relação pouco ou nada harmoniosa entre cidade e ambiente natural traz consequências para ambas as partes. No contexto urbano, a ocupação inadequada de áreas de interesse ambiental pode ser relacionada a algumas catástrofes as quais afetam a sociedade, como inundações, desmoronamentos, incêndios, etc. (PERLMAN E MILDER, 2004, p. 1).
Com a crescente preocupação sobre as mudanças climáticas e a recorrência desses desastres naturais, a busca por um planejamento urbano que integre os interesses sociais à preservação do ambiente natural tem ganhado força nos últimos anos. Atualmente, diversos projetos de renaturalização urbana vêm sendo implantados com o objetivo de melhorar as relações cidade x ambiente natural, resgatar áreas