Arquitetura e urbanismo
“DESPOLUIR PARA APRECIAR
Ana Cláudia Ferreira Guilherme Della Croce Luiza Pires Abreu Maria Eduarda Miranda Yara Marques
LOCALIZAÇÃO
Localizado em Seul, Coréia do Sul, Cheonggyecheon é um riacho urbanizado. Com extensão de 5.8 km, é eleito o maior parque horizontal urbano do planeta.
HISTÓRIA
O Rio foi construído durante a Dinastia Joseon (1392-1410) e tinha a função de dreno para a cidade. Apesar de, durante séculos, o rio Cheonggyecheon ter abastecido a população coreana de água potável, acabou tornando-se, no século XX, uma vitrine do flagelo local. Com a separação entre a Coreia do Norte e a do Sul, após a Segunda Guerra Mundial, o arroio recebeu diversos imigrantes que se instalaram no seu entorno, aumentando drasticamente o número de moradias irregulares no local.
ANTIGAMENTE
PROBLEMAS
Poluído e com o nível da água cada vez menor, o rio Cheonggyecheon representava um grande problema de saneamento em Seul. Com o crescimento econômico da Coréia do Sul. A cidade começou a se expandir e, com isso, desenvolveu novas infraestruturas e rodovias para atender à demanda do crescente número de veículos.
PROBLEMAS
Em 1940 o rio começou a ficar entupido de tanto lixo e efluentes de esgoto. Era um local de comércio muito sujo e com o constante cheiro desagradável do escoamento da rede sanitária. Na década de 1960 ele foi totalmente tapado por concreto, e o nível de poluição sonora e do ar aumentou. Em um processo acelerado de industrialização, foram concluídas, na década de 1970, as obras do primeiro viaduto sobre o rio.
Em 1976, então tapado por uma grande avenida e um viaduto, o arroio secou e deixou de ser parte integrante de Seul, sumindo da vista de seus habitantes. Além disso, milhares de vendedores ambulantes se instalaram no local.
REVITALIZAÇÃO
Em 2002, o então prefeito de Seul, Lee Myung-bak, deu início às obras de revitalização do canal. A ideia de substituição começou