corrego seul
O caso da recuperação do canal Cheonggyecheon, que fica a aproximadamente 3 quilômetros da Universidade Feminina de Ewha, exemplifica como uma cidade pode mudar os seus padrões de crescimento, restaurar um importante e antigo canal urbano ao seu papel natural e gerar um dos mais interessantes espaços públicos para a população..
O Rio Cheonggyecheon foi construído durante a Dinastia Joseon (1392-1410) e tinha a função de dreno para a cidade. Esse córrego sobreviveu durante centenas de anos, até 1940, quando a cidade se tornou populosa e se fixou em torno do córrego. Gradualmente, o córrego foi coberto por concreto e nos anos de 1976 cerca 6 km de vias elevadas foram construídos acima dele.
Isso tudo começou com o crescimento econômico da Coréia do Sul. A cidade começou a se expandir e, com isso, desenvolveu novas infra-estruturas e rodovias para atender à demanda do crescente número de veículos.
No trabalho de revitalização, mais de 75% do material da demolição da antiga via foi reutilizado para a construção do parque e reabilitação do córrego. Hoje, peixes, pássaros e insetos voltaram a povoar o local. E a área em torno do parque é em media 3.6 graus Celsius mais baixa do que em outras partes da cidade.
.
O projeto de restauração do Córrego Cheonggyecheon levou em torno de três anos e custou por volta de 300 milhões de dólares transformando o afluente em um espaço urbano ambientalmente amigável para seus residentes e visitantes. Hoje, você encontra casais, famílias e amigos de caminhada ao longo das margens e na água rasa. Compare a mudança:
.
.E de todas as imagens, essa é a minha favorita. Ela repercute a esperança de que o regime de auto-estradas está perdendo seu domínio sobre as cidades do mundo. -
.
O projeto é incrível e nos faz ter esperanças de um futuro melhor para as grandes cidades. Claro que pra fazer isso é necessário lidar com processos difíceis, posturas e significativa complexidade