rio cachoeira
O Rio Cachoeira é um dos principais rios do município de Joinville. Em seu entorno e de seus afluentes – Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira – residem 49% da população joinvilense.
Tem 14 quilômetros – da nascente no bairro Costa e Silva até a foz (na lagoa do Saguaçu)
Os principais afluentes são os rios Bom Retiro, Mirandinha, Morro Alto, Mathias, Jaraguarão, Bucarein e Itaum
O rio percorre nove bairros: Costa e Silva, Santo Antônio, Saguaçu, América, Centro, Boa Vista, Bucarein, Guanabara e Fátima.
Cerca de 60 espécies de animais vivem nas margens e no leito do rio, segundo o Instituto Viva Cidade (IVC).
O rio Cachoeira passa pelo centro da cidade e desemboca na baía da Babitonga. O município ainda conta com extensas áreas de manguezais.
A cidade é em geral plana, situando-se ao lado da baía da Babitonga - um dos atrativos naturais do município, ocorrendo algumas pequenas elevações conforme vai-se afastando. A altitude da sede é de 4,5 m, embora na parte central da cidade a altitude chegue a apenas 4 cm, o que em dias de maré muito alta causa alagamentos. Há montanhas elevadas em torno da cidade. A área em torno do rio Cachoeira é quase toda urbanizada, mantendo alguns manguezais preservados.
O ponto culminante é o Pico Serra Queimada, com 1.325 m, na Serra Queimada. A vegetação em torno da cidade e nos morros em sua área urbana é constituída por remanescentes da mata Atlântica, o que faz com que a cidade se situe em uma zona com características do clima subtropical, com média anual de temperatura acima dos 19 graus e alta umidade durante a maior parte do ano. Durante o verão a temperatura pode passar dos 35º a cada dois ou três anos, com recorde de 42,6 e no inverno a mínima chega a normalmente a 3°C.Há relatos de que em 1955 a temperatura tenha chegado a -2°C. A cidade sofre constantemente com enchentes. As maiores foram as de 1972, 1995 e 2008. A pior foi a de 2008 quando muitos rios subiram e só começaram a baixar 1