Desestruturação Familiar em Salvador
Na bíblia sagrada, encontramos algumas definições de família e seus valores como em Genesis (1:28) “E Deus os abençoou e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”, essa foi a mensagem que Deus enviou a Adão e Eva os pais da humanidade. Já em Gêneses (2:24) “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”. Constatamos que existe nesse ato a união primária para a formação de uma família que é a união em carne do homem e a mulher, possibilitando a multiplicação da espécie. Os valores passados pela bíblia são identificados em Efésios (5: 33) “Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito”. No mesmo livro de Efésios (6: 1-4), encontramos o seguinte texto:
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
Aristóteles (1991), definiu o termo família como sendo uma comunidade que serve de base para a cidade, por isso a família é a união entre duas pessoas com o intuito de se multiplicar e povoar o território pertencente a essa comunidade.
Na sociologia, o pensador Parsons (1968), adepto da corrente