CONSEQU NCIAS DO ASSEDIO MORAL
A revista Veja elencou algumas atitudes de chefes capazes de caracterizar um assédio moral, exemplificando situações em que eles ultrapassam os limites e começam agir com tirania, ou seja, quando o chefe:
a) Dá instruções confusas e imprecisas
b) Bloqueia o andamento de seu trabalho
c) Atribui a você erros imaginários
d) Ignora sua presença na frente dos outros
e) Tenta forçar um pedido de demissão
f) Impõe horários injustificados
g) Fala mal de você ou espalha boatos a seu respeito
h) Pede trabalhos falsamente urgentes
i) Determina a execução de tarefas muito abaixo das atribuições do seu cargo
j) O isola da convivência com os colegas
k) Retira seus instrumentos do trabalho
l) Deixa de lhe passar tarefas
m) Agride você de qualquer maneira
n) Proíbe seus colegas de falar com você
o) Manda a você cartas de advertência protocoladas
No entanto, observe que de acordo com o elemento habitualidade, que é requisito essencial do assédio moral, as condutas acima demonstradas precisam ser contínuas, reiteradas.
Um exemplo claro desse tipo de atitude foi o que aconteceu em Paris, uma médica contou como o novo administrador vinculado ao ministro sentiu-se ameaçado com sua presença no ambiente de trabalho. Ele não passava as informações para ela e instruiu as secretárias a não atender às solicitações. Deprimida, a médica entrou em terapia e pediu demissão.
O assédio existe tanto na forma comissiva, quanto na forma omissiva porém, em ambas as formas, o assediador age de forma sutil, impossibilitando a defesa da vítima e dando sempre a desculpa de que a vítima interpretou mal suas palavras e atitudes, ou que tudo era apenas uma brincadeira.
SANTOS, Maria Claudia. Assédio Moral – O lado sombrio do trabalho. In: Revista Veja. Rio de Janeiro: Abril. Ed. 1913, n. 28, p. 105-107. 13 jul. 2005.
SCHMIDT, Martha Halfeld Furtado de Mendonça. O assédio moral no direito do trabalho, In: Revista de Direito do Trabalho, Brasília, nº 103, pp. 141-172,