Rineke

633 palavras 3 páginas
Biografia:

Fotografia – Dijkstra, 2011

Rineke Dijkstra, nasceu a 2 de Junho de 1959 em Sittard (cidade na província holandesa de Limburgo, Alemanha).
Estou na Rietveld Academie, uma conhecida academia holandesa de Belas Artes e Design, em Amesterdão de 1981 a 1986.
O seu trabalho centra-se em Retratos individuais, onde trabalha em séries, desde grupo de adolescentes a soldados.
Nos seus trabalhos Rineke é conhecida pela sua imagem de marca, um fundo simples como o da praia, os indivíduos de pé e com um olhar frontal para a câmara. Podemos ver este tipo de estilo na série que faz sobre os adolescentes com o fundo da praia e com as mães com os seus filhos acabados de nascer.
Em 1991 a fotógrafa tira um auto-retrato com uma máquina 4 por 5 polegadas e é nessa altura que ela tem o seu “despertar artístico”, isto acontece quando Rineke estava em recuperação de um acidente de bicicleta.
Suge então uma proposta de um jornal holandês, onde tinha que tirar fotografias sobre o Verão e é desta experiência que produz uma série de Retratos de praia quase em tamanho natural (1992 – 1994), fotografias de crianças e adolescentes perto da água com o mar de fundo nos Estados Unidos, Polónia, Grã-Bretanha, Ucrânia e Croácia.
Em 1997 foi exibida uma exposição sobre estes retratos no espetáculo anual de fotografia no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque.
Durante a sua residência em Berlim (1998 – 1999) foi iniciada a série Tiergarte (1998 – 2000), que mostra retratos de meninos e meninas adolescentes no parque Tiergarten em Berlim e mostra ainda fotografias de outro parque na Lituânia.
A pedido da Fundação Anne Frank em Amesterdão fez uma série de retratos de alunas adolescentes e os seus amigos para o seu novo edifício.
Durante um projeto de documentar refugiados uma menina de seu nome Almerisa de seis anos, pediu a Rineke que lhe tirasse uma fotografia, foi ai que começou uma nova série de imagens.

A sua primeira exposição ocorreu na Moor em Amesterdão, a

Relacionados

  • Hobbes
    5806 palavras | 24 páginas