Rima Aula
1. Defina fato social, citando as suas principais características.
2. Como a educação age com o mecanismo de coerção social?
3. Quais os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade?
4. Por que Durkheim defende que o suicídio é um fato social? Qual a sua relevância?
5. Segundo o autor,quais são as finalidades da sociologia?
Respostas :
1 . De acordo com Durkheim, fato social é uma realidade independente e preexistente a qual possui três características básicas. A primeira delas diz respeito à coerção social, ou seja, é o poder de fazer os indivíduos aceitarem as regras impostas pela sociedade. A segunda característica é que os fatossociais são exteriores aos indivíduos, ou seja, eles atuam independente da sua vontade. A terceira característica apontada por Durkheim é a generalidade – “é social todo fato que é geral, que se repete na maioria dos indivíduos”.
2. A educação consegue transformar regras em hábitos, desta forma, quando alguém age de forma diferente, a sanção quelhe é imposta são das próprias pessoas que recriminam aquele ato por ser diferente ou inapropriado.
3. Para garantir a neutralidade em relação ao fato estudado, Durkheim afirma que o cientista deve deixar de lado valores e sentimentos pessoais em relação àquilo que está sendo estudado. Para isto, Durkheimpropõe o exercício da dúvida, ou seja, o cientista deve sempre inquirir sobre a veracidade e objetividade dos fatos estudados, procurando anular, sempre, a influência de seus desejos, interesses epreconceitos.
4. Durkheim considera o suicídio um fato social por ter presença universal em toda e qualquer sociedade e porter características exteriores e mensuráveis. Assim, apesar de uma conduta marcada pela vontade individua, o suicídio interessa ao sociólogo por aquilo que tem de comum e coletivo.
5.Para Durkheim, a sociologia tem por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social.
Ao final do