RIKA
CURSO: PEDAGOGIA
NOME AQUI
O PEDAGOGO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS
Cidade
2015
NOME AQUI
O PEDAGOGO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS
Trabalho elaborado para a disciplina Portfólio Individual da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, , com o objetivo de obtenção de conceito.
Cidade
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................... 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................................ 5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................... 8
4. REFERÊNCIAS ............................................................................................. 9
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve como objetivo analisar o papel do pedagogo, enquanto membro da equipe de gestão, no processo de inclusão escolar. Para o desenvolvimento do trabalho, foi necessário, inicialmente, um estudo sobre o processo histórico de inclusão social das pessoas com deficiência. Em seguida, discutiu-se a inclusão social e o direito do individuo com deficiência ter acesso a’ educação. Por fim, realizou-se uma análise do papel do pedagogo no encaminhamento de ações voltadas à inclusão escolar.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
O processo da inclusão escolar de pessoas com deficiência acompanha o processo histórico de constituição da própria sociedade. Em passos lentos a sociedade, em sentido geral, e a escola, especificamente, vêm se modificando para incluir a todos os alunos em seus espaços. Caminhando para um movimento que, pela forma como se efetivou, seria marcado ainda por formas de segregação, a sociedade e suas instituições não acreditavam que as pessoas com deficiência poderiam conviver de maneira mais igualitária com os demais indivíduos, sem deficiência. No inicio da década de