richa liberal
É notório que os meios de comunicação têm uma grande influência na sociedade, visto que uma informação transmitida, muitas vezes se torna verdade absoluta para a população mais carente que não tem a oportunidade de usufruir de outras mídias, no entanto, sabemos que nem tudo o que é propagandeado por esses veículos de comunicação é verdade.
Em decorrência da globalização hoje temos disponíveis variados canais de comunicação como a televisão, rádio, internet e o jornal. Esses meios de comunicação são responsáveis por passarem a informação e muitos detêm poderes de manipulação e alienação das pessoas.
Verificamos isso no Estado do Pará onde os dois grupos que controlam a opinião pública, os Maiorana e os Barbalho, travam constantemente uma batalha incansável em busca da preferência e manipulação do público, o que afeta a sociedade paraense de forma negativa, pois agem como se fossem partidos políticos, intimidando seus concorrentes e influenciando no voto de seus leitores.
Surgido em 15 de novembro de 1946, O LIBERAL” é o jornal impresso mais antigo do Estado e também um dos mais importantes da Região Norte. Fundado por Moura Carvalho e outros nomes para ser um órgão de propaganda dos membros do Partido Social Democrático, com o slogan "Órgão do Partido Social Democrático do Pará", que tinha como maior líder o coronel Magalhães Barata, onde na primeira edição dava uma ordem para que os correligionários do PSD elegessem para governador o major Moura Carvalho.
Já nessa época verificamos a presença de uma briga política e partidária que ocupou espaço nas páginas do jornal, muitas delas com destaque na capa. Um confronto direto, com ataques que não poupavam ofensas à honra e à moral dos seus concorrentes da antiga “Folha do Norte”, da família de Paulo Maranhão, ligada ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Quando a concorrente publicava alguma reportagem, criticando Magalhães Barata ou qualquer político ou amigo do PSD e da família