lugar
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
Pentateuco – Prof. Jardel
11/04/14
OFERTAS E FESTAS
Thatiana Aparecida Pereira dos Santos
RESUMO
A compreensão do livro de Levítico nem sempre é garantida, pois é voltada primeiramente aos sacerdotes do antigo Israel, tornando-se de difícil acesso para os leitores da atualidade. É uma espécie de manual para os sacerdotes desempenharem bem as suas funções, tendo como tema principal a santidade de Deus, e instruções para ensinar o povo a santificar-se. Aqui serão abordados os principais sacrifícios, com suas características, nomes, em que consiste e qual ocasião era oferecida. E também as festas, que eram realizadas em ocasiões especiais para adoração.
Levítico em grego tem como significado de: “a respeito dos levitas” e no judaísmo é conhecido como O Livro dos Sacerdotes, A Lei dos Sacerdotes e A Lei das Ofertas. Títulos que deixam o seu conteúdo mais claro. Este livro apresenta um destaque especial para as ofertas e sacrifícios que ocorriam naquele tempo, compreender o que é, e o que significa cada umas destas ofertas, pode ser de grande ajuda para o entendimento do texto.
Holocausto(1.1-17) significa “aquilo que vai para cima”, era um sacrifício totalmente queimado, nada dele se comia. O animal que seria sacrificado ia de acordo com as posses de cada adorador, devia ser macho sem nenhum defeito. Quem o oferecia estava em busca da consagração, a oferta ia até Deus na fumaça produzida pela sua queima. O autor de Levítico afirma que “holocausto é, oferta queimada de cheiro suave ao Senhor” (Lv 1.9, 13 e 17)
Oferta de manjares (2.1-16) eram oferecimentos cereais ou legumes, apresentada como ações de graças e buscava a boa vontade divina. Consistia de bolos salgados, sem fermento, ou de cereais, parte da oferta era queimada em “cheiro suave ao Senhor”, e outra parte era consumida pelos sacerdotes. Acreditava-se que Deus recebia esta oferta como se fosse a própria pessoa que a ofertara.