rh recursos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 POLITICA NACIONAL DO IDOSO.........................................................................5
2.2 POLITICA NACIONAL DE SAÚDE........................................................................5
2.3 POLITICA NACIONAL DA SAÚDE DO IDOSO....................................................6
.
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A questão do envelhecimento da população Brasileira apresenta grandes dificuldades em relação à pessoa idosa, porém é preciso compreender que o envelhecimento é um processo inevitável, portanto não de ser tratado apenas com soluções médicas, mas sim por meio de intervenções sociais, econômicas, e ambientais. Para que o envelhecimento aconteça de maneira mais saudável foi criada leis que garantem direitos a pessoa idosa envelhecer com dignidade.
Verifica-se que a política pública de Saúde e atenção ao idoso se relaciona com o desenvolvimento social, sócio-econômico e cultural que tem como base ou marco, a Constituição Federal, BRASIL/ 1988; que garante os conceitos de seguridade e proteção social, passando a ter uma conotação ampliada de cidadania.
Dentro de um legítimo Estado de Direito, a Saúde constitui-se como um direito público subjetivo exigível ao Estado, posto que em seu exercício os recursos materiais e humanos a serem implantados ou implementados sejam por meios de políticas públicas, principalmente as da Saúde, através do Sistema Único de Saúde – SUS. ‘ É Direito de todos e Dever do Estado a integração das políticas públicas de Saúde, da Assistência Social como também o cumprimento do Estatuto do Idoso, criado para que os idosos tenham seus direitos respeitados e com isso uma vida mais digna e saudável.
Devido a grande demanda de profissionais envolvidos nos serviços oferecidos pelo