çlzdfkç
11128 palavras
45 páginas
ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DOS ESTALEIROS NACIONAISFABRICANTES DE EMBARCAÇÕES OFFSHORE ATRAVÉS ESTUDO DE
CASOS MÚLTIPLOS
A COMPETITIVITY ANALYSIS OF BRAZILIAN OFFSHORE SHIPYARDS
THROUGH CASE STUDY TECHNIQUE
Luiz Carlos Brasil de Brito Mello* E-mail: luiz.brasil@gmail.com
Renata Albergaria de Mello Bandeira** E-mail: re.albergaria@gmail.com
José Rodrigues de Farias Filho* E-mail: fariasfilho@gmail.com
*Universidade Federal Fluminense, Niterói,RJ
**Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, RJ
Resumo: O artigo apresenta, através do estudo de casos múltiplos, uma análise comparativa da operação de estaleiros nacionais frente a estaleiros estrangeiros selecionados como benchmarks. A escolha destes benchmarks, assim como a dos estaleiros nacionais, foi feita com o apoio de nove executivos dos três maiores clientes do mercado nacional. O escopo da pesquisa consiste em identificar quais as práticas gerenciais adotadas pelos estaleiros estrangeiros mais bem sucedidos devem ser implantadas pelos estaleiros domésticos, de modo a torná-los globalmente competitivos.
Adotou-se a técnica de análise de conteúdo e, como resultado, analisou-se o desempenho dos estaleiros fabricantes de embarcações offshore em relação às seguintes dimensões: (i) métodos e técnicas de produção; (ii) arranjo físico; (iii) utilização de tecnologia de informação; (iv) gestão estratégica; (v) planejamento e controle da produção; (vi) utilização de ferramentas de apoio ao projeto e (vii) gerenciamento da cadeia de suprimentos. A pesquisa contribui para a prática gerencial ao propor um conjunto das melhores práticas a serem adotadas pelos estaleiros nacionais de modo a melhorar seu desempenho.
Palavras Chave: Estaleiros. Gestão. Benchmark. Estudo de caso.
Abstract: The article aims to compare, through the assessment of multiple cases studies, the domestic shipyards operations against foreign shipyards that were selected as benchmark. The selection of these benchmarks, as