civil
DNA 1/2 - Professor: Edílson Mendes – 2013
HISTÓRIA DO DIREITO
O Mundo Grego ou Grécia Antiga
Mitologia - A MITOLOGIA significa o estudo dos mitos, ou seja, o estudo da história dos deuses. Isso quer dizer que, para os gregos, cada deus nasceu em certo momento e desenvolveu sua vida com características próprias. Os gregos deram representações aos deuses com forma humana e principalmente acreditavam que possuíam virtudes e defeitos.
A religião grega dava grande valor aos deuses ao mesmo tempo em que dava grande valor aos homens. Por isso sua cultura é considerada antropocêntrica, individualista e racional; é ainda hedonista, possibilitando ao homem a realização de obras de que reflitam seus sentimentos internos, produzindo por prazer, sem ser utilitarista, como vimos na cultura antiga oriental, pragmática.
A transição do Pensamento mitológico para o racional
A filosofia grega nasce da necessidade de superação do pensamento mítico. A explicação dos fenômenos naturais através de intervenções de caráter divino não mais satisfaziam o intelecto de um povo que através do comércio constante com outras civilizações compreendia as diversidades mitológicas e suas deficiências perante a razão, perante o logosi. A tentativa de compreensão racional da natureza trazia já em seu bojo a figura do indivíduo, contudo este ser se mostra assombrado com a majestade da natureza.
A partir do momento em que Tales de Mileto consegue prever um eclipse a partir de conhecimentos geométricos, e Anaxágoras ensina ser o sol não um deus, mas uma pedra incandescente, não mais se recorre à explicação mítica, por esta não mais satisfazer a curiosidade afiada dos homens gregos. Com o advento da pólis, da escrita e da moeda, criou-se um espaço público para a discussão e legitimação tanto do governo, como das idéias, o que impulsiona, sobretudo em Atenas, não só a retórica e argumentação, mas também a filosofia, sobrepondo-se ao