Rh nas empresas
Comportamento Organizacional
Políticas e Praticas de Recursos Humanos
Práticas de seleção
O objetivo da seleção eficaz é adequar as características individuais aos requisitos de trabalho. Quando a administração fracassa na adequação correta, tanto o desempenho como a satisfação do funcionário são prejudicados.
Instrumentos para a seleção :
Entrevistas:
As entrevistas não são apenas largamente utilizadas, elas também parecem ter um grande peso nas decisões. Seus resultados tendem a ter uma influencia desproporcional no processo de seleção. O candidato que se sai mal na entrevista em geral é cortado da seleção, independente da sua experiência, dos resultados nos testes ou de suas cartas de recomendação. Por outro lado, muito freqüentemente a pessoa mais tarimbada nas técnicas de busca de emprego, em especial nas entrevistas, acaba sendo contratada, ainda que ela possa não ser a mais adequada para a posição entre os candidatos.
Testes Escritos:
Os teste escritos mais típicos incluem os de inteligência , aptidão, habilidade, interesse e integridade. Instrumentos de seleção muito populares durante longo tempo, os testes escritos tiveram sua utilização reduzida a partir da dinal da década de 1960, especialmente nos Estados Unidos. O motivo é que eles eram freqüentemente caracterizados como discriminatórios, e muitas organizações não os validaram por não considera-los relacionados com o trabalho.
A medida que os problemas éticos aumentaram nas organizações, os testes de integridade cresceram em popularidade. São testes escritos que procuram mensurar fatores como confiabilidade, atenção, responsabilidade e honestidade.
Testes de Simulação de Desempenho
Para descobrir se um candidato pode realizar um trabalho com sucesso, que fórmula seria melhor do que coloca-lo para trabalhar? Essa é, precisamente , a lógica dos testes de simulação de desempenho.
Programas de Treinamento e Desenvolvimento
Funcionarios competentes não