Rh na era digital
AS REDES SOCIAIS NA ÁREA DE RH
Facebook, Orkut, LinkedIn e Twitter são nomes cada vez mais ouvidos em empresas de todos os portes, dos mais diversos setores. Em algumas corporações, as redes sociais são incentivadas, e até inspiram outras ferramentas corporativas. Uma reportagem recente daRevista B2B, “Orkut Corporativo”, sobre o uso das redes sociais como ferramenta de RH, mostra que empresas como Coca-Cola e Oi têm suas próprias ferramentas para criação de blogs e páginas pessoais em suas intranets.
Segundo a reportagem, um estudo conduzido pela consultoria IDC, feito com 2.400 funcionários de 17 países, mostrou que 16% são jovens hiperativos que usam celular com câmera, telefonia sobre IP e redes sociais. E em cinco anos, eles serão 36% da força de trabalho. Esses jovens não separam a vida pessoal da profissional. Uma rede social interna, teoricamente, poderia ajudá-los na produtividade.
Cases sobre empresas que incentivam o uso dessas ferramentas no ambiente interno
AOL: Processo de seleção através de atividades nas mídias sociais
AOL iniciou uma campanha para contratar um “embaixador da marca” para trabalhar com seu agragador de conteúdo e redes sociais Lifestream. Mais do que apenas uma vaga de mídias sociais, a posição ficou conhecida como “o melhor trabalho de todos os tempos”, incluindo um bônus de um apartamento confortável e acesso VIP para shows e eventos em todo o país. O processo de seleção foi uma mistura do tradicional “currículo e entrevista” e uma extensa atividade nas mídias sociais, envolvendo um processo votação que varreu comunidades e gerou interesse de muitas pessoas.
DELL BRASIL: Possuem a própria rede social, além de acesso liberado a todas as outras
A Dell Brasil usa para comunicação interna o serviço de mensagens instantâneas, possui sua própria rede social e ainda libera o uso de todas as outras redes durante o trabalho. Além disso, usa o LinkedIn para complementar os