Rh 2010
Segundo o Guia Prático de MRC: Diretrizes e casos, elaborado pelo IDIS em julho de 2007, este estudo de caso apresenta como a São Paulo Alpargatas,através da sua marca de maior sucesso, a Havaianas, utilizou com eficácia a ferramenta de marketing relacionando a causas para estabelecer uma relação “ganha - ganha” com uma organização da sociedade civil parceira, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Para concretizar esta parceria, a Havaianas lançou uma nova coleção de sandálias estampadas com animais em extinção, as Havaianas - IPÊ. Desde julho de 2004, os modelos desta coleção são comercializados em vários países, numa campanha inédita, que visa também levantar fundos para ações de conservação da fauna brasileira.
O grande diferencial da marca é o alto valor percebido versus o preço pago, que possui o slogan “havaianas – todo mundo usa”, que em 2006 possuía 42% de participação no mercado.
O uso de figuras de animais em extinção, objetos de estudo do Instituto, nas estampas das sandálias foi a maneira encontrada por ambas as partes para se estabelecer uma parceria em que tanto a Alpargatas quanto o IPÊ agregariam valor às suas respectivas organizações. Essa foi a primeira vez que a Havaianas colocou o logo de uma organização da sociedade civil ao lado de sua marca.
“O IPÊ sempre buscou visibilidade nacional e a Havaianas é um produto democrático, que atinge vários segmentos. Com isso, pretendemos popularizar o nosso trabalho e conseguir recursos financeiros para o fortalecimento institucional da organização”, afirma Andréa Peçanha, coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis do Instituto.
Objetivos da Parceria
• Arrecadar recursos que contribuam para o crescimento institucional da organização, apoiando a sustentabilidade do seu trabalho; • Agregar valor à marca Havaianas, de modo que a expressão da responsabilidade socioambiental embutida na coleção de sandálias possa fidelizar e angariar novos