RFID
A Gestão dos Processos de Produção e as Parcerias Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Produtivos
Salvador, BA, Brasil, 08 a 11 de outubro de 2013.
LOGÍSTICA E RFID: CASOS E
APLICAÇÕES
MARCELA MACIEL FERREIRA (USP ) marcelaf@hotmail.com
Carlos Eduardo Cugnasca (USP ) carlos.cugnasca@poli.usp.br
A junção das atividades logísticas com tecnologias de informação emergentes tornou capaz melhorar o controle, movimentação e armazenamento de mercadorias, além de gerar informações úteis para a tomada de decisão. Este estudo objetiva demonsstrar casos de aplicações da tecnologia RFID no campo da logística, com o intuito de expor os benefícios desta parceria. Entre os principais benefícios observados através dos casos demonstrados se apontam a diminuição da discrepância de dados, incremento na produtividade, melhor serviço ao cliente, redução de custos operacionais e visibilidade sobre a cadeia de suprimentos.
Palavras-chaves: Logística, identificação, rádiofrequência1. Introdução
Atualmente, a logística é vista como diferencial competitivo para empresas e para o país. A alta exigência do mercado, a globalização e os avanços tecnológicos exigem, cada vez mais, que as empresas renovem suas estratégias gerenciais e competitivas, visando aprofundar o conhecimento em sua área de atuação e os adequar, de maneira satisfatória, para a obtenção de seus objetivos (CHOPRA; MEINDL, 2001).
A constante evolução das pesquisas no campo da tecnologia da informação e consequente redução do custo de componentes computacionais integraram dispositivos inteligentes com as mais diversas atividades, inclusive, na logística, na qual se busca, com tal parceria, melhorar o controle, movimentação e armazenamento de mercadorias, além de gerar informações úteis para o apoio à tomada de decisão.
Nesse contexto, este artigo tem como objetivo descrever e discutir aplicações reais da tecnologia de Identificação