falhas seguras
Falhas Seguras.
O conceito de “falha segura”, nada mais é que se o sistema falha, qualquer que seja ele, ele sempre deve ir para uma situação segura, que não coloca em risco usuários e o sistema.
Visando garantir à saúde e integridade do funcionário, garantindo um ambiente seguro propenso a correção de falhas.
Falhas seguras.
O conceito falha segura é adotado pela norma regulamentadora numero 12, ou seja, na ocorrência de falha técnica ou humana, ela deve ir para uma situação segura, que não coloque em risco os seus usuários, tal situação deve entrar em um estado seguro atuação imediata de dispositivos de segurança específicos e projetados para tal finalidade, impedindo assim um descontrole do sistema e evitando possíveis danos pessoais e/ou materiais.
Um sistema é considerado seguro quando o mesmo é projetado de forma eficaz contra ocorrência de falha técnica ou falha humana, garantindo a parada segura e a estabilização imediata do mesmo. Um sistema é considerado inseguro quando o mesmo é projetado com a incorporação de medidas de segurança que dependem exclusivamente do comportamento do individuo.
O forte impacto da norma é elaborar projetos, com o controle de toda a documentação e planejamento tanto da manutenção, como do processo produtivo, com o treinamento do pessoal envolvido, para direcionar a implantação de uma análise de riscos e especificações técnicas para os fornecedores.
Com a necessidade de adequação, devido a revisão da normativa será inevitável que custos sejam gerados para que as máquinas fiquem em conformidade para que os produtos estejam protos para serem comercializados, esses custos são classificados como gastos necessários para manter-se no mercado.
Outro impacto apontado pelas empresas é a perda de produtividade, pois alegam que as máquinas e os processos produtivos ficam restritos de algumas operações, o que as empresas não consideram é que após adequações há um ganho de produção devido à motivação dos