Rfid
Os sistemas de identificação RFID (Radio Frequency Identification) representam uma tecnologia de armazenamento, leitura, gravação e manipulação de dados remotos através de comunicação de dados por radiofreqüência e utilizando de dispositivos conhecidos como transponders, tags, etiquetas inteligentes, etiquetas de instrumentação, tarjas magnéticas ou markers, que são etiquetas eletrônicas, passivas, semi-passivas ou ativas do ponto de vista da fonte de alimentação.
Estes dispositivos são compostos, basicamente, por duas partes, um circuito integrado para demodulação e modulação do sinal de radiofreqüência e armazenamento e processamento de informações além de uma antena para recepção e transmissão do sinal citado.
Os sistemas de identificação RFID também utilizam de equipamentos coletores de dados responsáveis pela leitura e gravação de dados, alimentação dos transponders e integração dos mesmos com um sistema de banco de dados através dos sinais de radiofreqüência.
Em sistemas de identificação RFID, cada transponder, que funciona essencialmente como um minitransceptor, envia uma seqüência de pulsos em radiofreqüência representando um número identificador único. A memória desses transponders, nos dispositivos mais comerciais, costuma variar de poucos bits a 128 bits e normalmente é utilizada como chaves (keys) em sistemas de identificação e banco de dados.
O princípio de operação básico da tecnologia RFID consiste na aplicação de uma unidade leitora e/ou gravadora que pode ser