Impactos do alcool no organismo: cirrose hepática
¹Alunos de Nutrição/Coordenação de Nutrição/Faculdade Santa Terezinha – CEST, São Luís - MA.
2 Professores de Nutrição/Coordenação de Nutrição/Faculdade Santa Terezinha – CEST , São Luís – MA.
RESUMO
O alcoolismo é um problema comum em milhares de pessoas ao redor do mundo, com maior incidência em homens, este é responsável, dentre outras doenças pela cirrose hepática. O processo de cirrose hepática é definido como um processo difuso de fibrose com formação de nódulos acompanhados geralmente de necrose hepatocelular. Apesar das suas mais diversas causas todas tem por fim o mesmo resultado, a transformação do tecido hepático original em tecido fibroso. Como o fígado é um órgão extremamente funcional, os sintomas demoram a aparecer, geralmente a solução mais adotada é o transplante de fígado, pois esses sintomas só irão ocorrer quando a maior parte do fígado estiver afetado.
Palavras chave: álcool, sangue, célula, fígado, cirrose e transplante.
INTRODUÇÃO O alcoolismo é um problema comum que afeta milhares de brasileiros, no entanto a maioria das pessoas que consomem álcool não sofre danos significativos no fígado, porém o consumo crônico de álcool pode causar uma serie de problemas hepáticos incluindo esteatose, inflamação e cirrose, esta ultima ocorre em uma quantidade pequena dos alcoólatras.
Apesar da crença de que a cirrose é uma doença apenas dos alcoólatras, qualquer doença que provoque uma inflamação crônica do fígado pode desenvolver essa patologia:
– Hepatites virais B, C e D
– Hepatite autoimune
– Lesão hepática induzida por álcool
– Lesão hepática induzida por toxinas ou drogas
– Doença de Wilson
– Hemocromatose
– Síndrome de Budd-Chiari
– Cirrose biliar primária
– Síndrome de Alagille
Quando o