Rfdi
[pic]Escrito por:Leandro Reinaux em:1 de fevereiro de 2008
3
Pontos
[pic]
Recentemente foi mostrada uma reportagem no Jornal Nacional que o aeroporto de Londres tinha encontrado uma solução para o extravio de malas, mas como funciona? Simples, é colocado uma etiqueta que contém um chip RFID que informa ao passageiro onde está a mala. Como funciona e pra que serve essa nova tecnologia? Radio-Frequency IDentification funciona como uma pequena etiqueta ou código de barras, mas não somente isso, vejamos algumas notícias…
“RFID vai etiquetar o mundo”
O RFID pode ser utilizado para etiquetar produtos, animais, etc. Funciona como um código de barras, sendo que tem mais funções, como por exemplo dar mais informações sobre o produto ou objeto como tamanho, cor, etc. A grande vantagem é o custo por etiqueta, chegando a R$ 0,10 por unidade.
“RFDI:conheça o sistema de identificação que fará parte do seu dia-a-dia”
Existem basicamente dois tipos de etiqueta, a passiva e a ativa, a passiva apenas recebe a onda da antena ou leitor e reflete a onda para dar a resposta, já a ativa envia a informação a respeito do seu conteúdo para o leitor.As etiquetas também podem ajudar a monitorar o fluxo do trânsito quando são instaladas nos carros.
“UE quer regular uso de RFID para proteger privacidade”
RFID também tem problemas, como mostra a reportagem, em certos momentos as etiquetas devem ser desativadas ou ter uma certa segurança quanto aos leitores, pois após uma pessoa fazer as compras poderia passar pelo constrangimento de alguém estar com um leitor e saber todas as informações sobre a compra que você fez, desde marca, preço, vai que tem algo comprometedor ! O grande problema em bloquear ou criptografar as mensagens do RFID é a pouca capacidade de armazenamento e processamento que a etiqueta possui.
O RFID tem certos problemas, como por exemplo quanto a leitura, o chips mais baratos não possuem um raio de emissão de