Trab
Karine Bender
Curso de Ciência da Computação
O que é a Internet das coisas ?
A “Internet das Coisas”, (ou como é mais nonhecida no inglês iot=internet of things) refere-se a uma inovação tecnológica. Sua finalidade é conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Esta novidade trata-se de muito mais do que uma revolução tecnológica. Fruto da evolução contínua da computação, esta tecnologia tornou-se uma revolução social, com impacto direto na vida das pessoas, nos negócios e no comércio.
O vídeo a seguir explica como funciona esta nova tecnologia
Como esta nova tecnologia se aplicará no nosso dia-a-dia?
Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones. Com isso, cada dia mais presenciamos o surgimento dessas novas tecnologias fazendo a conexão entre pessoas e objetos - os chamados wearables devices (dispositivos digitais para vestir).
Com eles, entre outras funções, já é possível medir a pressão arterial, controlar taxas de glicose, medir temperatura corporal, automatizar residências, controlar temperatura e luz de um ambiente, entregar encomendas, monitorar lugares, gerenciar frotas, fazer um carro estacionar sozinho, controlar produção, entre outras atividades. Isso tudo apenas com a ajuda de celulares, relógios, pulseiras, etiquetas de rádio frequência
(RFDI) e drones. Ou seja, já estamos na era em que objetos inteligentes nos ajudam a realizar tarefas cotidianas, seja em casa ou no trabalho.
E como fica a questão de segurança ?
Em toda inovação sempre haverão prós e contras, no caso da Internet das Coisas não poderia ser diferente. Com um sistema gerenciável, segurança vem em primeiro lugar. É necessária uma rigorosa rede de controle, pois a segurança do usuário poderia estar comprometida se seus devices se tornarem alvos de hackers e outros indivíduos mal