Edi + rfdi
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
EDI + RFID
BLUMENAU
2012-05-25
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho tem o objetivo de transmitir aos demais, informações sobre EDI e RFID. Falaremos sobre o conceito de cada um, como podem ser usadas, suas vantagens e desvantagens, suas principais dificuldades de implantação e possíveis soluções. Nossa pesquisa ficou quase inteira baseada na internet, por ser um assunto novo e poucos livros abordarem tais temas.
EDI
A EDI ( Electronic Data Interchange ) é uma ferramenta para utilização da troca eletrônica de dados através de um sistema de informação entre duas ou mais organizações, de maneira que essas informações sejam transmitidas de forma padronizada e possam ser interpretadas pelos sistemas correlacionados. A EDI tem como principal objetivo a substituição do fluxo de papéis entre empresas, aumentando assim o desempenho nos processos e reduzindo custos (PRATES e GALLÃO, 2007).
CONCEITOS DO INTERCÂMBIO ELETRONICO DE DADOS
A EDI surgiu como um diferencial positivo trazendo mudanças na maneira de realizar negócios no mundo inteiro, através de um sistema de informação entre duas ou mais organizações, fazendo a integração desses sistemas para a troca de mensagens. Segundo Porto (2000), através do uso da EDI é possível buscar um equilíbrio positivo entre a qualidade de seus produtos e serviços e as necessidades específicas dos diversos parceiros comerciais que se utilizam do mesmo sistema. Segundo a EANBRASIL (2004), Associação Brasileira de Automação Comercial, empresa que está encarregada através de um Decreto Federal de orientar a implantação de código nacional de produto no país, ou seja, o código de barras e a padronização para a EDI. A EDI