TI APLICADA A ARMAZENAGEM
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA AOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES III
BRUNA LAZZAROTTO
ROSELAINE FERREIRA CORREA
SAPUCAIA DO SUL, SETEMBRO DE 2014.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. TI E LOGISTICA 4
2. SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE RECUSRSOS EMPRESARIAIS - ERP 5
3. SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉNS (WMS) 6
4. CÓDIGO DE BARRAS 8
5. IDENTIFICAÇÃO POR RÁDIO FREQUENCIA (RFID) 8
6. PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE DISTRIBUIÇÃO – DRP 10
7. INTERCAMBIO ELETRONICO DE DADOS – EDI 11
8. SISTEMA DE GESTÃO DE TRANSPORTE - TMS 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERENCIAS 14
INTRODUÇÃO
Os aspectos competitivos vêm contribuindo para que as organizações procurem mecanismos que desenvolvam o diferencial competitivo necessário para garantir a manutenção de sua existência no mercado. Dessa forma, o cenário logístico visa atribuir aos processos uma maior competência no que tange aos resultados e na relação com os clientes e fornecedores. É importante observar que neste contexto as ferramentas de tecnologia da informação contribuem efetivamente para oferecer aos sistemas logísticos o efetivo desempenho esperado pela cadeia de suprimentos, produtiva e de distribuição de uma organização.
As organizações investem cada vez mais em sistemas que integrem seus processos produtivos para se manter competitivas no segmento em que atuam. Dentre as inovações tecnológicas, a TI (Tecnologia da Informação) é de vital importância nos sistemas integrados dos vários processos da empresa, principalmente do setor logístico.
É difícil falar em logística sem falar em TI. São muitos os sistemas informatizados que dão sustentação a essa área. Isso acontece porque o fator mais crítico da logística é a informação, e para a obtenção de informações precisas e no tempo necessário é preciso um sistema eficiente, o que só é possível com a TI presente. Nos sistemas logísticos, a TI constitui um diferencial competitivo, possibilitando redução de custos,