Reynolds
Relatório de Fenômenos de Transporte II sobre:
EXPERIÊNCIA DE REYNOLDS
Professor:
Itajubá,17 de Outubro de 2014
Introdução
Osborne Reynolds foi um Cientista e engenheiro irlandês nascido em Belfast e foi o primeiro pesquisador a descrever o fenômeno da cavitação e demonstrar que o seu barulho característico advinha do processo de vaporização do líquido. Adaptou também equações de fluidos viscosos em movimento para condições de escoamento em turbulência e foi pioneiro na introdução da viscosidade no estudo do limite entre o regime laminar e o turbulento com a criação (1883) do importantíssimo número de
Reynolds, que relaciona forças de inércia com as de viscosidade. O número de Reynolds
(abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluídos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais. O seu significado físico é um quociente entre as forças de inércia e as forças de viscosidade.
A importância fundamental do número de Reynolds é a possibilidade de se avaliar a estabilidade do fluxo podendo obter uma indicação se o escoamento flui de forma laminar ou turbulenta. Com isso, podem-se realizar os dimensionamentos industriais e optar por materiais mais adequados para cada processo.
Objetivo
Visualizar os diferentes tipos de escoamento do fluido água, e relacionar o tipo de escoamento ao número de Reynolds e determinar o fator de atrito.
Metodologia Teórica
O número de Reynolds (comumente representado por Re ou NRe) é o parâmetro adimensional que relaciona as forças inerciais e as forças viscosas da vazão de um fluido incompressível, na ausência de campo gravitacional e somente reflete os efeitos do fluido e não considera os outros fatores, tais como rugosidade das paredes da tubulação, obstruções e curvas da tubulação. Sendo assim, ele compara