Revolução
O clima se origina das combinações de determinados fatores em um determinado lugar, durante um longo período de tempo. Esses fatores principais são a radiação solar, circulação atmosférica e a umidade, mas, outros elementos como a precipitação, nebulosidade, pressão e evaporação, são fundamentais na determinação de um clima.
Luz e temperatura são manifestações da radiação solar, e do balanço energético terrestre. A temperatura média da Terra é cerca de 15ºC. Mas existem evidências, como as geleiras em alguns períodos geológicos, mostrando temperaturas mais baixas que as atuais.
A distribuição de temperatura e luz na Terra não é uniforme, devido à inclinação do eixo de rotação terrestre e a precessão dos equinócios. Assim, o fornecimento de energia solar nos dois hemisférios é diferente, originando as quatro estações.
Na Terra existem cinco zonas climáticas, as mesmas sendo determinadas pela posição da Terra em relação ao sol. Uma zona quente ou equatorial que se localiza entre o equador e os trópicos de câncer e capricórnio, esta recebe praticamente a mesma quantidade de radiação durante todo o ano, desta forma não existe a divisão das quatro estações climáticas; duas zonas temperadas localizadas entre os trópicos e os círculos polares, recebem menor quantidade de energia e de horas de luz no inverno; e duas zonas frias nos círculos polares, uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul, não recebem quase nenhuma energia. Portanto, quanto maior a latitude, menor intensidade de luz e calor são recebidos por unidade de área.
Outro fator que influencia a temperatura é a altitude, a temperatura do ar diminui na medida em que a altitude aumenta, assim como ocorre com o aumento da latitude. Mas, não significa que o esfriamento devido à latitude e devido à altitude influencie da mesma forma na determinação de um clima. “Nas décadas de 1960 e 1970, o geógrafo C. Troll demonstrou que os climas temperado e frio das altas montanhas não correspondem