Revolução
Durante muitos séculos o Rei era considerado como uma espécie de representante de Deus aqui na terra. No entanto chegou um momento em que a monarquia (me refiro aqui a monarquia Francesa) usufruía de um monstruoso luxo dentro de seu castelo enquanto o povo morria de fome e caiam em profunda pobreza.
Esse tipo de sentimento começou despertar no coração da população, um sentimento de profunda indignação, não só com a monarquia (Luís XVI e Maria Antonieta) mas também contra a igreja católica que tinha forte influencia política na época.
A revolução foi marcada pelo forte apoio popular e o constante uso da guilhotina, na qual foram sentenciados além de muitos traidores da revolução, os rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta.
Bom, recordando, perderam legitimidade basicamente pelo fato de a monarquia viver num extremo luxo enquanto o povo morria de fome.
2)Explique as diferenças entre os projetos políticos de girondinos e jacobinos?
Os Girondinos faziam parte um grupo político moderado durante o processo da Revolução Francesa. Seus integrantes faziam parte da burguesia francesa. Eram assim chamados, pois faziam parte do partido político conhecido como Gironda. Liderados por Jacques Pierre Brissot, os Girondinos compunham o Terceiro Estado, junto com os Jacobinos e os Cordeliers.
Os Girondinos defenderam, durante o processo da Revolução Francesa, a instalação de uma monarquia constitucional na França, após a queda do absolutismo. Portanto eram contrários ao radicalismo defendido pelos jacobinos.
Com a instituição do regime do Terror pelos jacobinos, os líderes girondinos foram eliminados em outubro de 1793. Quem eram os jacobinos
Os jacobinos faziam parte de uma organização política, criada em 1789 na França durante o processo da Revolução Francesa. No princípio tinham uma posição moderada sobre os encaminhamentos revolucionários,