Revolução russa
Neste trabalho você irá ler sobre a Revolução Russa, Império Russo, Governo Czarista, Menchevique e Bolchevique, Lenin, Stalin, A Revolução Branca, Revolução Vermelha, A Guerra Civil... Enfim, vai ser muito interessante ler.
O Império Russo
- O Governo dos Czares
Um czar comandava o país segundo seus costumes. O Império Russo era formado por diversos povos e como país mais extenso muitos políticos acreditavam que só podia mantê-lo unido com o poder um czar. Sua maior população encontrava-se no campo (80 %) que viviam como escravos, mesmo depois da abolição legal da escravidão muitos camponeses viviam em condições precárias. Um czar conta geralmente, para governar, com o apoio de grupos privilegiados da sociedade.
- Industrialização e Movimento Operário
A industrialização Russa foi impulsionada por capitais estrangeiros vindos principalmente da França, Alemanha e Bélgica. Os investimentos das indústrias eram concentrados em centros urbanos populosos, com o operário perto de três milhões de pessoas com salários miseráveis.
- Organização do Partido Operário Social-Democrata
Após o desenvolvimento da industrialização surgiram correntes contra o Absolutismo da Monarquia Russa (P.O.S.D.) inspirado no Marxismo. Em 1898, (P.O.S.D.) se desmanchou na Rússia para se formar no exterior, para fugir da polícia czarista. (Georgi Plekhanov, Vladimir Ulianov (Lenin) e Lev Bronstem (Trotski)). Em 1903, dividiram-se em dois grupos: Mencheviques e Bolcheviques. Os Mencheviques acreditavam que tinha que esperar pelo pleno desenvolvimento do capitalismo e os Bolcheviques acreditavam na conquista imediata do poder. (Lenin)
- A Revolta de 1905
Em 1904, a Rússia entrou em guerra com o Japão por disputa de território na China e em 1905 perderam a guerra, o território e a influência banhado pelo Oceano Pacífico. A derrota piorou a situação da Rússia com base na economia. Em 1905, manifestações, greves e protestos abalaram o regime