Revolução RUssa
A revolução russa aconteceu em 1917, derrubando a autocracia russa e assim levando ao poder o Partido Bolchevique de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e ainda sofrendo o a I Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande quantidade de operários e camponeses trabalho muito e ganhando nem a metade. E também o governo de czar Nicolau II não agradava muito o povo russo que sofria com opressão e não eram democráticos.
Causas
A Revolução de fevereiro dos operários e camponeses tinha como meta tirar czar Nicolau II e melhorar a vida De todo povo russo. A população não aguentava mais sofrer com tanto descaso, tendo que trabalhar de 12 a 16 horas diárias e sem alimentação e sujeito a doenças. E quanto mais esse descaso crescia, as ideias na cabeça dos socialistas afloravam ainda mais. E isso gerou a revolução. Essa revolução fez com que czar abdicasse seu cargo dando poder a um governo provisório.
Bolcheviques
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical política para o povo russo, defendo uma revolução socialista armada. Em 1918 os bolcheviques passaram a ser conhecidos como Partido Comunista da União Soviética – PCUS.
Mencheviques
Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o desenvolvimento do capitalismo e depois colocar o socialismo. Os mencheviques surgiram em 1903 depois da disputa acirrada de Vladimir Lênin e Julius Martov.
Desfecho
Em 1924 o governante Lênin, o maior opressor russo morreu e quem assumiu seu cargo foi Joseph Stalin que começou a governar a Rússia com força e determinação. O governo de Stalin deu um tapa na Rússia e assim tornou-se uma grande potência do mundo. Depois da morte de opressor, a Rússia teve um desenvolvimento acelerado das tecnologias que eram o transporte ferroviário e a siderúrgica. Tornando o país forte em energia, indústrias e produtos agrícolas.
Rafaela Araujo
T: 3002 nº: 28