Revolução Russa
A Revolução Russa foi um marco na nossa história mundial, e nesta pesquisa abordaremos sobre os seus conflitos, explicando desde os seus antecedentes.
Encontraremos as fases da Revolução, e como foram as suas mudanças em relação à economia.
Socialismo X Comunismo.
O termo socialismo e comunismo são usados como um sinônimo de comunismo, mas entre elas existem diferenças. Poderíamos dizer que o socialismo é uma etapa de transição para o comunismo.
A etapa do socialismo se da pela desaparição do estado, pelo desaparecimento as classes sociais, pelo fim da economia mercantil e do capitalismo, dando inicio a implantação do socialismo em todo o mundo.
Comunismo é um sistema onde não existem classes sociais, nem propriedade privada, não possui uma figura de estado. Todas as decisões políticas são tomadas em conjuntos, pela democracia operaria.
A diferença entre elas seria a aplicação dos princípios, e depois o fim completo do estado.
Resumindo, o socialismo é a transição para o comunismo, a etapa inferior a ele.
Antecedentes da revolução russa:
Czar Alexandre II (1855-1881) percebendo a necessidade da modernização da Rússia e com medo de revoltas da população aboliu a servidão
Alexandre III (1881-1894) notando a agitação social, aumentou o poder da repressão Okhrana a anarquistas e marxistas, ampliou a censura a imprensa. E com os investimentos estrangeiros os agricultores e operários foram ainda mais explorados pelos nobres burgueses que conseguiram mais dinheiro com burguesia inglesa e francesa que impulsionavam o processo de industrialização do país.
Nicolau II (1894-1917) houve a continuidade da industrialização com capital internacional. Assumindo o poder promoveu a entrada do dinheiro inglês, fortalecendo a industrialização com o inicio da exportação de petróleo e a implantação de estradas de ferro e da indústria siderúrgica.
No começo do século XX, A Rússia era um país de