Revolução russa o surgimento do império vermelho
O Surgimento do Império Vermelho
A Rússia entrou no século XX como um dos países mais atrasados do mundo. A economia era baseada na produção rural e 90% da população não sabia ler nem escrever. Como se não bastasse, grande parte da população russa vivia em estado de miséria, se alimentando mal e tendo que trabalhar diversas horas para conseguir pagar os altos impostos que eram usados para sustentar uma minoria de nobres, que viviam luxuosamente nos palácios ao lado do todo poderoso da nação, o czar Nicolau II.
A situação na Rússia foi se tornando cada vez mais insuportável, até que em 1905, no chamado Ensaio Geral, eclodiram diversas revoltas contra o regime czarista.
Mas foi somente em 1917, depois de duas grandes revoluções, que se instaurou no país uma forma de governo diferente de todas aquelas vistas até então. Em novembro daquele ano, com a ajuda de operários e camponeses, Vladimir Lênin, Leon Trótskie Joseph Stálin, junto com outros comunistas notáveis, assumiram a direção do governo Russo e fundaram o primeiro estado socialista da história.
A relação entre a 1ª Guerra Mundial e a Revolução Russa
A Rússia entrou na 1ª Guerra Mundial em 1914, contra a Alemanha e a Áustria. Assim como aconteceu na Guerra do Japão em 1905, a situação sócio-econômica da população pobre piorou bastante. Os alimentos, já difíceis de obter, começaram a ficar escassos, porque muitos dos soldados que foram enviados para a guerra eram jovens camponeses que ajudavam nas plantações. A situação no país passou a ficar muito próxima do insuportável.
O início da Revolução
Três anos mais tarde, em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Russo), aconteceu em Petrogrado (na época capital do país) uma passeata comemorando o dia internacional da mulher. Aos poucos outras passeatas, com outras reivindicações, foram se juntando ao grupo até chegar ao ponto de haver mais de 1 milhão de pessoas unidas contra o czar e gritando "Paz! Pão! Terra!" nas ruas da