Plano De Aula Revolu O Russa
COLEGIO ESTADUAL AMIRANTE TAMANDARE-EFMP-CRUZEIRO DO OESTE PR
PROFESSORA (a) CLAUDINEIA MILANI
ESTAGIARIO: JOÃO ANTONIO AVES PEREIRA RA 77557
ESTAGIARIO:REINALDO ADRIANO MARTINS RA 48694
TUTOR PRESENCIAL: SILVIA APARECIDA DE PAULA ALEGRIA
DATA: 02/10/15;03/10/15;10/10/15;23/10/15;24/10/15
DURAÇÃO:06 AULAS
A REVOLUÇÃO RUSSA
OBJETIVOS:
Apresentar os antecedentes desde o declínio e crise do Império Russo, o processo revolucionário e Começo da União Soviética.
Analisar o significado da Revolução Russa. ANTECEDENTES
No começo do século XX, enquanto a maioria dos países europeus adotava regimes políticos liberais, a Rússia ainda mantinha uma monarquia absolutista comandada por um czar, onde existia uma grande desigualdade social. A nobreza rural era a base do Estado e também a proprietária da maior parte das terras cultiváveis do país. Aquela elite agrária praticava algo que muito se assemelhava ao feudalismo.
A economia do país era predominantemente rural, nos moldes feudais. Na área rural morava mais de 80% da população, constituída em sua maior parte por camponeses pobres que, até final do Século XIX tinham vivido sob o regime de servidão.
A industrialização do Império Russo só foi viabilizada no início do Século XX, pelo Czar Nicolau II, que incentivou ao mesmo tempo a entrada de capitais estrangeiros. Essa industrialização tardia gerou uma burguesia industrial de pouco peso econômico e politicamente insignificante. Em contrapartida, a rápida industrialização criou uma classe operária forte, que logo começou a promover greves e manifestações por melhores salários e pela jornada de oito horas de trabalho.
Ao mesmo tempo em que a industrialização possibilitou um maior relacionamento com as grandes nações industrializadas da Europa, permitiu a entrada do ideário socialista de Karl Marx na Rússia, contrário ao absolutismo e à exploração do já forte proletariado russo. Foi então que, em 1898, surgiu